sábado, 2 de maio de 2009

Bezerra da Silva

.
Olá galera,

Hoje vai rolar um Post Póstumo. Vou falar um pouco sobre o nosso grande Bezerra da Silva, que há 4 anos deixava seu corpo nesse mundo para fazer samba em algum outro lugar longe daqui. Este bamba do samba nasceu em 1927 e ficou famoso nacionalmente cantando sambas oriundos diretamente do morro, onde ele mesmo se definia como “o porta voz da dor dos moradores da favela”. “O Bom Malandro” como era conhecido teve vida difícil até fazer sucesso, vivendo por diversos anos como mendigo no RJ chegando até a tentar o suicídio.

Comecei a ouvir Bezerra da Silva durante uma reforma na minha casa, quando toda a família dormia na garagem pelo maldito cheiro de tinta. É, digamos que o cd esquentava de tanto que eu ouvia. Nunca tinha ouvido nada como o som do Bezerra, aquele cavaquinho rolando, as letras marcadas e “sacanas”...realmente o som é do caralhooo. O bom samba Partido Alto.

O CD que venho falando é o “Malandro é malandro e Mané é Mané” lançado no ano 2000. Talvez não seja o melhor disco, ou o com mais sucessos, porém pra mim é o mais marcante. O disco começa com “Os DPs de São Paulo” passando por “Tem Coca Aí na Geladeira”; “Malandro é Malandro e Mané é Mané” e finaliza com “Líquido Precioso”. Acho difícil escolher uma música preferida deste álbum, já que foi minha iniciação em Bezerra, mas se fosse pra fazer isso acho que não escolheria algum hit conhecido e sim “Respeito às Favelas – track 07”. Neste som o cara declara a importância e o amor à favela na qual viveu e principalmente “declara” todo o sofrimento passado pelos moradores do morro, deixando nítido a posição de ser apenas mais um no meio de todos os moradores.

(para baixar a cópia de avaliação clique no nome do disco)

Diversas bandas e músicos também são fãs do cara. Digo “São” porque mesmo com a morte deste ícone do samba em 2005, o som é eterno. Está registrado em LPs, K7s, CDs, MP3, na alma dos fãs que ouvem repetidamente a obra deste Malandro. Destaco algumas que sempre o exaltaram no meio musical: Velhas Virgens, O Rappa e Marcelo D2, que colocou o cara até mesmo em um vídeo clipe (Qual É) como forma de homenagear seu ídolo.

REPORTAGEM NO JORNAL DA GLOBO (2009.05.01)

PARA OUVIR BEBENDO: CERVEJA

OUTROS DISCOS PARA CURTIR: Os 3 Malandros In Concert; O Rei do Coco e Tributo a Bezerra da Silva.

Um grande abraço e não se esqueçam...

Embriagai-vos

L.J.


2 comentários: